Oi pessoal,
eu discordo um pouco dos relatórios, mas sou 100% a favor da documentação. Os relatórios tem seu poder reduzido diante de alguns fatores: - seu "superior imediato", como citado no email acima, pode ser um tapado que lhe pede ajuda se não acertar a senha pq o NUMLOCK tá desligado. - os maiores problemas de rede do seu chefe/cliente/amigo podem ser: não funcionar o MSN, o orkut tá dando uma mensagem estranha: ACCESS DENIED ou um dicadorzinho que aparece de vez em quando com uma mulher pelada, que ele não imagina de onde saiu. - A maioria deles são assim. Nesse cenário seu relatório babaus, não serve pra nada. Mas se eles forem dedicados, será uma experiência realmente satisfatória, pois eles devem ter seus procedimentos já prontos... ;-) Pra valorizar o seu trabalho, DOCUMENTE-O! gere uma base de conhecimento, como uma FAQ interna, com respostas para as dúvidas mais frequentes, etc... Qto mais material vc conseguir fazer e assinar, melhor pra vc, vc não será muito exigido, já que tudo vai estar respondido, vc só vai indicar uma url pra ele, que terá seu nome escrito, que pode ser acessado a qualquer hora, de repente ele tá em casa, no meio da madruga, fudido, ou a menina do RH não consegue gerar a folha. Aí eles entram na sua intranet e PLIM. Tá respondido lá! Pronto, missão cumprida. Isso e claro: Deixar tudo SEMPRE funcionando! Afinal vc geralmente é pago pra isso. ;-) Isso vc faz durante o dia, enquanto eles esqucem vc, e vc faz o seu dever de casa. abraço galera. meus 2 centys Em 17/05/07, Paulo de Souza Lima<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Olá Gostaria de saber o que vocês fazem para o seu trabalho ser mais perceptível. Apesar de deixarmos tudo configurado, internet rápida sem problemas de conexão, servidores de email funcionando redondo, servidores de arquivos, aplicações funcionando há muito tempo sem sair do ar, correções de segurança e etc. O usuário final não percebe a grande importância do administrador de redes. Geralmente as pessoas com menos conhecimento na área são as piores neste caso. Gostaria de saber como vocês se mostram ou procuram mostrar para seus superiores e usuários finais. Para que eles saibam a grande importância em administrar uma rede. desde já agradeço Pessoalmente, concordo com quem disse que vc deve fazer um relatório de suas atividades. No mínimo semanal, para seu superior imediato. Eu, também, estou sempre apresentando planos de melhoria, principalmente aqueles que não geram custos extras para a empresa, mas podem ajudar as pessoas a trabalharem melhor. Por exemplo: pode parecer uma bobagem, mas uma coisa que instalei em uma máquina e todo mundo gostou e pediu foi o Post-it. Agora, ao invés de colar os post-its no monitor as pessoas poluem a área de trabalho. Outra coisa foi um ftp público para o comercial trocar arquivos grandes com os clientes. Uma terceira, foi uma maneira de sincronizar o relógio dos desktops com um servidor na internet (o pessoal sempre reclamava que os relógios atrasavam, ou adiantavam) Agora estou trabalhando numa maneira de colocar 200GB de backup em duas fitas (uma de 35GB e outra de 24GB) :-D. Criar planos de backup, estratégias de contingência, documentação da rede e dos servidores, enfim, proatividade, atenção e paciência com o cliente (pra mim essa é a parte mais difícil), e, acho que isso é o principal: procure saber dentro da empresa quem é a(s) pessoa(s) chave, aquela(s) para quem seu trabalho deve aparecer. Pode não ser seu chefe imediato (no meu caso, não é). Deixe-o informado das atividades que você desenvolve tão bem quanto seu chefe imediato. Por fim, esteja sempre atualizado e sempre aprendendo. Nunca se sabe quando alguém vai achar que você não faz nada (ou não é bom de serviço o suficiente) e não é mais necessário. Isso aconteceu com um conhecido meu há alguns dias. Abração, Paulo de Souza Lima Curitiba/PR Linux User 432358 __________________________________________________ Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger http://br.messenger.yahoo.com/
-- Guilherme Rocha http://e-gui.homelinux.org Mobile 55 71 92133568 Keep on hackin' in the free world! -- "Não poderíamos chamar o que tivemos até agora de progresso." (José Lutzenberger)