Alguns scripts apontam para serem executados com /bin/sh que na
maioria das vezes (especialmente no ubuntu) não é o bash2 e algumas
instruções no script podem não serem reconhecidos.

Quando for executar scripts, faça assim :
bash ./nome-do-script.run

se der erro, então investigue o problema com :
bash -x ./nome-do-script.run
a linha que vai dar erro.