Gente,
Pra eu entender!
Pelo que estou vendo existem 2 maneiras de instalar programas no linux.
Na verdade pelo que entendi e vocês me corrijam se eu estiver errado, no
linux não instalamos os programas mas sim descompactamos eles pra dentro do
linux.
Essa descmpactação pode ser feita pelos repositórios via apt-get install ou
manualmente via .tar.gz..
Feita via repositório o próprio "apt" toma conta pra ver se essa nova
instalação/descompactação não irá afetar nenhum outro software já instalado
anteriormente no sistema....
Pode também ser feita via .tar.gz porém quem estiver fazendo deverá ter
conhecimentos o suficiente pra instalar de maneira que o software que você
estiver instalando não atrapalhe um software que foi instalado nop passado e
que já esteja funcionando....
Me corrijam se estiver errado!

Sávio,
Como funciona isso? na verdade nunca fiz uma instalação de um pacote
.tar.gz.
Será que você poderia me dar um exemplo pequeno de como fazer isso???
Outra coisa,
pelo que entendi esse pacote checkinstall é um software com interface
gráfica que faz instalação de pacotes .tar.gz no linux e que faz a
verificação de outro softwares pra ter certeza que ele não irá atrapalhar o
funcionamento desses outros softwares, certo?

obrigado a todos!

Em 08/07/07, Sávio Ramos <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Em Sat, 07 Jul 2007 10:33:37 -0300
Fabiano Manoel de Andrade <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Um tar.gz geralmente é
> instalado com os comandos "./configure; make; make install". Instalar
> programas tar.gz pode sobrepor arquivos de outros pacotes do debian e
> dificultar a configuração de algusn programas, só instale se souber
> exatamente o que está fazendo e se realmente não existir um pacote deb
> para o mesmo.

Use o pacote checkinstall para instalar um pacote tar.gz da maneira
debian.

--
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ

--
|    Marcelo Manzano                    |

Responder a