1. Favor não fazer cross posting, se você acha que o assunto é mais apropriado em outra lista, pergunte nela. E se as outras listas responderem favor não postar o conteúdo nesta, os usuários que assinaram esta lista não estão interessados nas respostas dos usuários da outra lista, se estivessem assinariam ela.

As vezes fica ridículo a lista receber mensagens "Re: Algumacoisa" sem nunca ter havido uma pergunta e ainda existir alguém esperando que alguém confirme se o que está escrito (originalmente por alguém que ninguém conhece) está correto. Existem pessoas aqui que assinam mais de uma lista e não há como esconder isso simplesmente alterando os destinatários.

2. Favor não utilizar HTML, as pessoas costumam entender o conteúdo das mensagens mesmo quando elas não estão coloridas e nem todos lêem mensagens em HTML.

3. Favor ler o histórico da thread (ou as mensagens anteriores, onde o assunto foi mudado sabe-se lá porque) antes de perguntar 3 vezes a mesma coisa, às vezes incluindo a resposta no corpo da pergunta. Se a pergunta foi feita em outras listas, não interessa para esta, para esta lista vale o histórico da thread DESTA lista ou o histórico DESTA lista.

Pela milésima vez, segue algumas sugestões de conduta para as listas Debian:

Um conjunto de regras de netiqueta que apesar de não ser voltado a esta lista mas sim à debian-rs, mas que eu acho de muito bom senso: http://www.debian-rs.org/sites/www.debian-rs.org/netiqueta.html

Provavelmente os usuários da lista não vão ficar reclamando toda hora a respeito disso, se você ainda não entendeu o que acontece, vai entender quando algumas pessoas que poderiam ajudar simplesmente passarem a ignorar estas mensagens.

Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto

Marcelo Castilho Manzano escreveu:
Henrique, obrigado pela atenção!

Rapidamente, NAT e mascaramento de pacotes são coisas totalmente distintas.

Pelo que entendi o NAT é configurado por essas linhas abaixo:
# Ativa roteamento
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
na verdade intaum esse roteamento redireciona os pacotes que a interface de rede interna do gateway recebe para a interface de rede externa do gateway. E o gateway pega esses pacotes que estão na sua interface de rede externa e os redireciona para o servidor solicitado (exemplo: um servidor WEB) e o mesmo processo é feito no sentido de volta.
Isso acima é o NAT correto???

Pelo que entendi o MASQUERADE(mascaramento dos pacotes) é configurado por essas linhas abaixo:
# mascara saida dos pacotes
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
Se você quiser mascarar os endereços de origem você deverá usar a linha acima que estará mascarando o NAT que você tem em sua rede e nínguem irá enchergar nem os endereços das estações nem o do default gateway das estações. Só iram enchergar o endereço da minha interface de internet a minha eth0(ip: 200...)

Uma questão conceitual do iptables.
O Iptables deve ser configurado primeiro para:
Barrar tudo e depois permitir o que vc quer ou,
Permitir o que vc quer e depois barrar tudo???
Parece-me que o Iptables e o squid tem conceitos diferentes....certo????
um bloqueio primeiro e libera depois......e o outro libera primeiro e bloqueia depois....certo...????

Agora sobre a questão do NAT estar habilitado em minha rede pelo que entendi do que vc me explicou é que;

A forma que eu devo utilizar do NAT é a seguinte:
1.) habilito o NAT
2.) Libero o que preciso (25 e 110)
3.) Mascaro a saida dos pacotes
4.) Bloqueio tudo

dessa forma acima só será feito o NAT dos pacotes de POP3 e 110 ...certo...????

Obrigado pela ajuda e paciência.
tks ;->

Em 09/07/07, *henrique* <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> escreveu:

    --- Marcelo Castilho Manzano <[EMAIL PROTECTED]
    <mailto:manzano.marcelo%40gmail.com>> escreveu:

    > Gente, tenho um pouco de dificuldade pra conceituar/diferenciar NAT e
    > FORWADING.
    > Alguém poder nos dar uma pincelada sobre o que é cada um..
    > abraço

    Olá, Marcelo.

    NAT - maiores informacoes:

    http://www.abusar.org/nat.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/NAT

    portforwarding - maiores informacoes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Port_forwarding

    agora, sobre o post que vc enviou pra dup, aquilo é apenas uma
    regra da
    cadeia forward da sua NAT. :D :D :D

    naquele caso, como a sua politica de forward deve ser accept, e
    como eu
    não vi nenhuma linha mais abaixo bloqueando os outros pacotes forwards
    que não fossem dos serviços da porta 25 e da 110, nem faria diferença
    tirar ou colocar aquelas duas linhas de forward que vc colocou lá.

    agora, se você retirar o roteamento (uma interface de rede não
    "conversa" com a outra) e se voce retirar o nat, nem adiantaria você
    ter aquelas linhas de forward.

    Nat é usado qdo temos um ip de saida e uma rede inteira atras dele.

    É meio raro encontrar hoje em dia quem possua uma rede inteira de ips
    reais. Se você tivesse uma rede toda de ips reais, não precisaria
    fazer
    a linha de masquerade(nat), apenas a linha do "echo" para ativar o
    roteamento (eu recomendaria voce usar o sysctl, por elegancia e
    padronização) e as linhas do forward. Todas as requisições neste caso
    iriam sair com o ip da estação e não do seu servidor. No caso da nat,
    como soh existe um ip real, todas as requisicoes das estacoes sairiam
    com o ip do servidor.

    (logicamente que vc teria que dar uma linha negando os outros
    forwards,
    a menos que a sua politica de forward seja DROP.)
    se a sua rede necessita acessar o serviço pop3 (porta 110) e
    smtp(porta
    25) de fora da rede e nenhum outro mais, nem proxy transparente, e nem
    navegar na net se proxy, voce pode tranquilamente fazer o seguinte:

    #ativa nat
    MASCARAMENTO=1
    #serviços para fazer nat/roteamento
    SERVICOS="25 110"
    #interface(s) externa(s)
    IF_OUT="eth1"

    if [ $MASCARAMENTO == 1 ]
    sysctl -w net.ipv4.ip_forward=1
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_OUT -j MASQUERADE
    fi

    for servico in `echo $SERVICOS`
    do
    iptables -A FORWARD -p tcp --dport $servico -j ACCEPT
    done

    #uma das duas agora. Ou você define a politica forward como DROP,
    #ou você adiciona uma regra negando todos os forwards não liberados
    #explicitamente acima.

    #estas duas,
    iptables -A FORWARD -j LOG --log-prefix "FORWARD BARRADO "
    iptables -A FORWARD -j REJECT --reject-with icmp-host-prohibited

    #ou apenas esta:
    iptables -P FORWARD -j DROP

    Se você não tiver uma destas duas opcões, você tera o que chamamos de
    "nat escancarada", onde coisas mto estranhas acontecem. rsssssss

    (Se você parar para pensar bem, o squid faz nat tbm. Porque todas as
    maquinas da sua rede vão acessar a net, e os pacotes vão sair marcados
    como sendo do ip real do servidor. Então, a menos que você nao tenha
    necessidade de outra coisa a não ser ler email via webmail e acessar
    pagina da net, a gente recomenda vc não fazer nat no firewall.)

    portforwarding é quando o seu servidor de email, ou o seu servidor de
    paginas http, por ex(ou qualquer outra coisa) , está hospedado em uma
    máquina com ip falso, e o mundo lá fora precisa acessa-la (e isto tem
    que ser feito a partir de um ip real).

    geralmente não vemos isso todos os dias. :D

    qualquer coisa, mail-nos.

    [ ]s, Henry.

    http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso

    __._,_.___
    Mensagens neste tópico

    (0) Responder (através da web)

    | Adicionar um novo tópico

    Mensagens

    | Arquivos

    | Fotos

    | Links

    | Banco de dados

    | Enquetes

    | Associados

    | Agenda

    Enviar mensagem: [EMAIL PROTECTED]
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
    Assinar:  [EMAIL PROTECTED]
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
    Cancelar assinatura:  [EMAIL PROTECTED]
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
    Proprietário da lista:  [EMAIL PROTECTED]
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]>

    Yahoo! Grupos

    Alterar configurações via web

    (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista
    diária de mensagens
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]:+Lista+de+mensagens>
    | Alterar formato para o tradicional
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]:+Tradicional>

    Visite seu Grupo

    | Termos de uso do Yahoo! Grupos
    <http://br.yahoo.com/info/utos.html> | Sair do grupo
    <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
    Atividade nos últimos dias

       *
           7
          Novos usuários

    Visite seu Grupo

    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

<http://us.lrd.yahoo.com/_ylc=X3oDMTJscHIzMDVoBF9TAzk3NDkwNDM3BF9wAzEEZ3JwSWQDMjI5NDA4NgRncnBzcElkAzIxMzcxMTQ3MDUEc2VjA25jbW9kBHNsawNtYWlsBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM-;_ylg=1/SIG=10ujd6ds6/**http%3A//mail.yahoo.com.br/>

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

<http://us.lrd.yahoo.com/_ylc=X3oDMTJvZ2Z0bGdhBF9TAzk3NDkwNDM3BF9wAzIEZ3JwSWQDMjI5NDA4NgRncnBzcElkAzIxMzcxMTQ3MDUEc2VjA25jbW9kBHNsawN0b29sYmFyBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM-;_ylg=1/SIG=111ngvtas/**http%3A//br.toolbar.yahoo.com/>

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    .

--
|    Marcelo Manzano                    |

Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra <http://mail.terra.com.br/>. Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 06/07/2007 / Versão: 5.1.00/5069 Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/