Quanto a rodar ele no Linux, não foi muito promissor no passado, mas
uns 6 meses atrás consegui fazer ela chiar o audio (nada de video) com
esse driver :
http://usbvision.sourceforge.net/

Tem uma relação de pessoas que já estão utilizando ela, talvez eu
volte a experimenta-lo :
http://tvtime.sourceforge.net/cards.html#usbvision

Se voce conseguir algum resultado voce me fala.
[]'s e sucesso