On Wed, Oct 24, 2007 at 02:46:37PM -0200, Sávio Ramos wrote:

> Fiz isto e funcionou!!!

> Para não passar em branco: como se faz isto?

Verifique que você tem o x11-xkb-utils instalado, e faça:

$ man setxkbmap

Mas é basicamente algo como "setxkbmap br abnt2", se não me engano.

> Também para não passar em branco: como se faz isto?

Não sei, mas vi isso na mensagem [1]. Segue abaixo o trecho do
xorg.conf copiado nela, e o resto da mensagem é em francês.
Basicamente ele chama a atenção para o fato de que evdev deve ser o
"Model" do teclado e o "Driver" do mouse. O problema que você estaria
tendo seria porque o sistema detecta dois teclados, e coloca a
configuração padrão (teclado us) para um deles. Mas o autor da
mensagem ficou sem o botão do meio do mouse...

Section "InputDevice"
Identifier      "Clavier Logitech Ultra-X"
Driver          "evdev"
Option          "CoreKeyboard"
Option          "Device"        "/dev/input/event0"
Option          "XkbRules"      "xorg"
Option          "XkbModel"      "evdev"
Option          "XkbLayout"     "fr"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier      "Souris Logitech USB Optical"
Driver          "evdev"
Option          "CorePointer"
Option          "Name" "Logitech USB Optical Mouse"
Option          "HWHEELRelativeAxisButtons"     "7 6"

[1] - http://lists.debian.org/debian-user-french/2007/10/msg00781.html