On 04-12-2007 13:06, Renato S. Yamane wrote:

> Estranho... Na minha placa mãe aparece opções para montar um array com
> ATÉ 4 discos. Parti do princípio que eu poderia usar 2, 3 ou 4 discos.

        Array é uma coisa, a técnica de RAID é outra. :)

        Se você fizer um Array de RAID0 com 3 HDs, o terceiro
vai ficar como spare, ativos sempre serão em pares no caso do
RAID0 ou RAID1.

> Eu ainda não tenho os outros HDs :-)
> Atualmente eu possuo somente 1 Seagate (250Gb) e estou interessado em
> adquirir outros Samsung (TAMBÉM de 250Gb).
> O tamanho de ambos é o mesmo (250Gb).
>
> Eu não entendi quando você diz: "...Você cria uma grande partição um
> pouco menor..."
>
> Há necessidade de particionar o HD, mesmo ambos possuindo o mesmo tamanho??

        RAID trabalha com blocos, se um HD tiver mais blocos que
o outro, sua RAID vai ficar inconsistente, a menos claro, que sua
controladora lide com isso, eu falava mais do RAID por software.

        Lembre-se que ao usar RAID por hardware, se a organização
dos discos for "proprietária", você só conseguirá recompor o array
em caso de problemas numa controladora idêntica, por isso, muita
gente opta pelo RAID por software.

                http://www.acnc.com/04_01_00.html
                http://tldp.org/HOWTO/Software-RAID-HOWTO.html

Abraço,