Entao pessoal, eu consegui mandar o email mudando o from como eu queria, mas
mesmo assim ele manda usando meu smtp local, o que resulta e Mail Delivary
para alguns dominios como o caso do hotmail, mas para o gmail funcionou numa
boa, o comando ficou assim:
mail -s "teste" [EMAIL PROTECTED] [EMAIL PROTECTED] < mensagem.... EOF

o comando que eu estava tentando antes era esse:
mai -s "teste" -S smtp=gmail.com smtp-use-starttls smtp-auth=login
[EMAIL PROTECTED] smtp-auth-password=senha [EMAIL PROTECTED] <
mensagem... EOF

mas como o colega Junior Polegato comento o mailx nao esta funcionando com a
opacoa -S, o que é muito estranho prq essa opcao estao no manpage dele, mas
enfim mesmo estando lá realmente nao funciona.
Agradeco a todos pela paciencia, e auxilio.
Abracao t+