Bruno, o problema acontece somente com determinados arquivos mesmo.
E nem precisa ser aqueles PDF's fru-fru cheios de imagens e scripts. As
vezes um PDF com texto simples também dá um trabalho pro Evince.

Resolvi postar porque é um problema antigo, e incomoda nas fases de
garimpagem pela Net. Mudar algumas paginas pode se tornar um pouco
irritante.

Mas nao entendo nada sobre PDF's. Talvez um dia resolva ir a fundo nessa
questão :P

Nathaniel, apesar de um certo desconforto, eu instalei o Acrobat aqui, pois
tenho muitos arquivos pra ler agora, e como disse, a espera pelas páginas
irrita um pouco.
Os mesmos arquivos que dão problema com o Evince, funcionam bem no Acrobat,
infelizmente.

Queria ter no Evince o mesmo rendimento que tenho no Acrobat.
Inclusive, nos próximos dias vou testar estes arquivos em outras
distribuições aqui, pra ver se o que falei sobre o melhor rendimento do
Evince no Suse, por exemplo, foi só impressão minha.

Só pra constar:

evince 2.22.2-2
libpoppler3 0.8.4-1.1
libcairo2 1.6.4-6