Gustavo,

Se você pode ler um arquivo, logo você pode copiá-lo, só não poderá
alterá-lo no local onde ele estiver armazenado.

Sobre imprimir, isto não é a praia do samba, é mais praia do CUPS,
enfim, uma vez que você pode ler o arquivo, por exemplo, usando o
ooowriter, voce poderá imprimir desde que uma impressora esteja
configurada em sua estação.

Com o samba você conseguirá criar um compartilhamento, especificando
quem pode acessá-lo, quem pode apenas ler informações nele e quem pode
fazer alterações dentro do compartilhamento, e só isto.

[]'s
Guto