Oi, muitissimo obrigado pela resposta e mais ainda pelo script. Também
já tinha algo preparado aqui, mas a duvida que tenho é se as
configurações do iptables devem ser colocadas em um script próprio (tal
qual fizemos) ou se há algo padronizado para tal. Por exemplo, antes de
instalar o Debian Lenny, eu usava o Etch e configurava minha rede
interna e o acesso wi-fi à web através de um script na inicialização;
após ler alguns guias e tirar duvidas com colegas configurei minha rede
diretamente no arquivo /etc/network/interfaces. A vantagem disso é que
posso ativar e desativar a rede ou entao mudar certos parametros que
antes não conseguia de forma tão simples; a preocupação com relação ao
iptables é a mesma.

Grato pela contribuição.

Responder a