On Tue, Feb 3, 2009 at 11:45 PM, Marcelo Laia <marcelol...@gmail.com> wrote:

> Ola,
>
> Estou configurando algumas regras IPTABLES, com base no farto material
> que encontrei na internet, e estou com umas duvidas.
>
> Eu peguei varios scripts e fui montando o meu.

Use os scripts como base, mas APRENDA iptables. Saiba o que você está
fazendo ... Muita informação na internet está simplesmente errada ...

Agora, estou com uma duvida, pois o modelo que estou seguindo diz para
> [...]
> 9050/tcp open  tor-socks
>
> $ sudo nmap -sU localhost
>
> Starting Nmap 4.62 ( http://nmap.org ) at 2009-02-03 23:17 BRST
> Interesting ports on localhost (127.0.0.1):
> Not shown: 1481 closed ports
> PORT     STATE         SERVICE
> 111/udp  open|filtered rpcbind
> 123/udp  open|filtered ntp
> 137/udp  open|filtered netbios-ns
> 138/udp  open|filtered netbios-dgm
> 631/udp  open|filtered unknown
> 858/udp  open|filtered unknown
> 5353/udp open|filtered zeroconf
>
> Trata-se do meu laptop, portanto, muitos desses servicos eu nao tenho,

Se você executou o nmap no seu note e ele retornou isso, então vc tem todos
esses serviços no notebook (talvez não saiba de alguns, mas estão todos lá
...)

> Que eu saiba, eu utilizo o Tor com FoxyProxy (complemento do Firefox)
> e, acredito, o smtp, pois eu configurei o exim para enviar emails pelo
> gmail (smarthost).

Quanto as portas, vamos lá:
111: portmap (vc utiliza NFS?)
123: NTP
137/138/139/445: samba
631: cups (sistema de impressão)
8118: privoxy
9050: tor
5353: zeroconf (configurações de rede)

Desconheço o serviço da porta 858. Execute o comando

fuser -vn udp 858

para descobrir qual o programa associado a essa porta.

> No final, o script tem essa regra:
>
> iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP
>
> Em sendo assim, pergunto:
>
> Terei que liberar todas aquelas portas la em cima?

Depende da configuração do resto do script. Talvez tenha de liberar nem que
seja para localhost, ou algo vai quebrar ...

> Muito obrigado

De nada.

> --
> Marcelo Luiz de Laia