Boa tarde a todos.

Bem vindo à comunidade Debian Gunther!
Neste link tem um tutorial muito interessante sobre como instalar o Java da
Sun em Debian, inclusive com um detalhe interessante que é efetuar o update
das variáveis de sistema para utilizar adequadamente os recursos da máquina
java instalada.

https://jdk-distros.dev.java.net/debian.html

Boa sorte e até mais.