-- Renato S. Yamane skribis:

> Essa última linha diz que a sua rede distribui os IPs via DHCP.
> Mas pelo jeito é ela é estática, certo?

Renato,

Eu sei muito pouco de Rede. Temos um
modem ADSL com roteadores. Acredito que
seja ip dinâmicos (da Brasil Telecom, ADSL).

> Faltou especificar quem é o gateway.

tenho esta linha comentada com o gateway.
Não sei o que colocar.

> Para uma rede de IPs estáticos, o correto é:
>
> auto eth0
> iface eth0 inet static
> address 192.148.171.177
> netmask 255.255.255.0
> broadcast 192.148.254.254
> gateway IP_DO_GATEWAY

> Roteador que recebe sinal de outro roteador?
> Não seria um switch que recebe sinal de um roteador?

Sim. Ou dois switchs.

Com a configuração atual, uso quase bem, no entanto
uma meia dúzia de vezes ou pouco mais durante em
cada dia eu fico um tempo recebendo erro de resolução
de DNS, a rede está ativa mas acaba que não posso
carregar as páginas no navegador.

Obrigado por sua resposta!,
Luiz