2009/12/2 Renato S. Yamane <yam...@diamondcut.com.br>:
> Por alguma razão obscura, o time de desenvolvimento do xorg/synaptics
> resolveu deixar o "tap" desabilitado em TODOS os touchpad.
>
> Alguém por acaso sabe como habilitar o "tap" e o "scrolling"?
>
> É simplesmente ridículo ter que usar os botões ao invés de dar um simples
> toque no touchpad.

Rolou esse assunto aqui na lista[1] há um tempo atrás.
Acho que muita gente passou a ter esse problema, inclusive eu, que,
por sinal, não consegui resolver, mesmo seguindo a orientação do
pessoal. Também não tive saco pra ficar mexendo com isso. Uso o
touchpad pouco, e agora que estou usando um pouco mais, acabei me
conformando com o botão. =P

Mas, em todo caso, veja se resolve pra você. Não deve ir muito além do
que foi discutido aí.

Boa sorte. =)

[1] http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2009/10/msg00137.html