2010/4/20 Ronaldo Reis Junior <chrys...@gmail.com>:
> Pessoal,
>
> tenho um drive de CD USB externo dell. Quando conecto o drive ele cria o
> dispositivo /dev/sr0, mas não cria o /dev/cdrom. O problema é que muitas
> coisas não funcionam adequadamente sem o link /dev/cdrom -> /dev/sr0. Eu até
> criei o link, mas ele é apagado na reinicialização.
>
> Como faço para ter este link permanente?

Experimente apagar o arquivo (ou inspecionar o seu conteúdo)
/etc/udev/rules.d/70-persistent-cd.rules
Com o cd usb desconectado.
E em seguida, conecte o cd.
E veja e o arquivo e recriado.
Se o arquivo não existir, temo um problema. Udev não esta rodando o
/lib/udev/write_cd_rules e ou o
cd-aliases-generator.rules.
O udev eo resposavel por gerar esses links. Uma possibilidade eo udev
não estar reconhecendo o drive como sendo uma unidade de cdrom. Não
possuo aqui algo similar para verificar o que ocorre.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br