Paulo.

Sobre o sub inerface... concordo que não é uma vlan, pois estão no mesmo
segmento de enlace.
Sobre o iproute eu vou dar uma pesquisada.
Sobre o mascaramento acho que o certo seria a eth0:1 mesmo. No caso do
mascaramento ser da eth2 (saída para internet) então com a opção "-s" o
certo é informar a rede ou o ip válido?

--

Atenciosamente,
Marcel N. Ramos