Cléber,

O problema é que o ftp usa outras portas além da 21, e envia "porta não
roteável" para o cliente.

defina um range de portas passivas no /etc/proftpd/proftpd.conf  assim:

Port  9191
  ServerName                      "Debian ext"
  MasqueradeAddress             ip.externo..
  PassivePorts                     2131 2148 #estas portas devem estar
direcionadas p/ teu ip local no firewall

  # Note that your LAN address should be used here
   <VirtualHost 10.2.0.178>
    ServerName "Debian Rede local"

     MasqueradeAddress          10.2.0.178   #ip para rede local
     Port                               21
    # Note that there is no MasqueradeAddress directive
    # used in this section!
  </VirtualHost>

[]' s,
Fabiano Kist