Olá, se me permite vou dar a minha opinião.

Em 19 de outubro de 2010 02:36, roberval.s...@gmail.com <
roberval.s...@gmail.com> escreveu:

> Galera,
>
> Eu tô aqui brincando com várias distros e fico me perguntando,
>
> 1) o porque da preferencia do publico pelo ubuntu?

Marketing vigoroso, apelo visual e conjunto de pacotes pré instalados.

> 2) marketing?

Canonical tem dinheiro pra isso :)

> 3) Existe realmente muita diferença 'substancial' estre debian e ubuntu?
> (fora a instalação) ?  *detalhe* claro que sei que que um é inspirado no
> outro.

Eu não vejo. Uso Ubuntu no notebook e Debian nos servidores. De início o que
notei foi que no Debian o comando sudo é desabilitado por padrão. Ubuntu tem
pacotes mais novos em relação ao Debian, mas isso também significa alguns
pacotes mais instáveis. E às vezes é chato voltar para uma aplicação
específica. Lembro que sofri um pouco para instalar o Amarok 1.4.2 no Ubuntu
(que traz o horrível Amarok2 por padrão) mas são casos isolados acredito.

> Outra coisa:
> 4) A cada 6 meses tem um ubuntu novo..  E dá-le CD novo e, nova instalação,
> mesmo baixando  pelo synaptic acaba sendo uma nova instalação e que demora
> horas.
> O mesmo acontece com o debian? e preciso "re-instalar" o sistema a cada
> versão?  ou é uma atualização simples dos pacotes com o 'apt-get upgrade'
> normal?

Sim, Linux cresce muito rápido então isso significa sim, baixar vários
pacotes novos e não é um processo tão rápido. Ainda assim, com experiências
que tive no meu desktop, a atualização do Ubuntu e do Debian foram mais
rápidas do que a do Fedora (atualizei uma vez do Fedora 7 para o 8 e demorou
mais de 2 horas, mais do que a instalação direta)

> 5) Porque o pessoal do debian não faz uma instalação digamos mais
> 'amigável'  pra cativar novatos?

Olha, eu já acho a instalação atual bem amigável :S

> 6) Os amigos não acham de a instalação do debian tem passos demais é pra
> ter o desktop, é um pouco cansativo? e pra ter ele completo são muitos
> passos?

Mesma resposta, só acho que o Debian foca mais no campo "o que você quer",
do que te entregar tudo pronto.

> 7) ou os amigos acham que ele não é pra usuário final ou seja o desktop?

É  para usuário final sim. Existe muita documentação disponível, muita
mesma. Se você vai baixar um novo pacote, certamente tem um .deb. Tutoriais,
how to... tudo para Debian.