o comando sysctl serve pra modificar todos os parâmetros que estão
dentro de /proc/sys

Por exemplo, o parâmetro que você falou, do roteamento, é sí você
trocar as barras por pontos depois da parte /proc/sys e colocar no
comando.

sysctl -w net.ipv4.ip_forward=1

Você também pode modificar os parâmetros ou adicioná-los no arquivo
/etc/sysctl.conf que é lido sempre que a máquina liga, ou quando você
digita:

sysctl -p

t+

Eden Caldas
Consultor de TI
e...@linuxfacil.srv.br
(81) 9653 7220
LINUX FÁCIL – Consultoria e Serviços em TI