Fernando,

Tem sim existe uma key chamada net.tcp.service[service <,ip> <,port>] que
você coloca que serviço você deseja monitorar o ssh por exemplo, ele vai lá
e verifica pelo serviço, agora se for uma porta que não seja de um serviço
especifico seja de outra coisa você pode usar esse outro:
net.tcp.port[<ip>, port] para fazer a monitoração daquela porta especifica.

Ai você pode configurar uma action para que quando tal porta estiver down
ele ir lá e disparar um email para você avisando que ela caiu.

Espero ter te ajudado fernando ;)

--
Vinicius Pardini
(11) 97983674