Bom dia,

se você usa gnome, ele tem um utilitário gráfico que vê isso, no Ubuntu ele
fica em preferências ou administração, e é chamado de Utilitário de disco.
Já em modo texto você pode fazer o seguinte como root:

*badblocks -o badblocks.dat -n -v /dev/hda1*

badblocks é o programa que faz a verificação deste fato.

-o = é a saída com o nome do arquivo onde ficará o log da execução do
programa. É comun se usar a extensão .dat, mas poderá ser utilizado outra
que você preferir, .TXT, .LOG, etc.

-n = faz uma execução preservando os dados no HD, não destruindo os seus
dados.

-v = mostra na tela o andamento da execução (verbose)

e por ultimo a partição que será verificada.

Leia atentamente o manual do programa, e tome cuidado pois a opção -w apaga
os dados do seu HD. Não use ela por favor.

Abraços.

Responder a