A diferença entre o eclipse Galileo e o Helios é pequena. O Helios está um pouco melhor quanto a marcação do texto e com relação a navegar via console de compilação. Antes, qdo p.ex. ocorria uma mensagem de warning, v. tinha que ir para o console de erro e dar um duplo click na mensagem para ir direto à linha onde estava o erro/warning. Agora no Helios basta dar um duplo clique sobre a própria mensagem, sem ter que comutar de console, via aba de navegação.

Quanto a completar código, imagino que se refere ao editor inserir automaticamente um parenteses ou chave fechada qdo se abre um, p.ex. Bom, isto é configurável, só que no momento não estou no meu local de trabalho e de cabeça não me recordo onde isto é configurável. Só que normalmente isto vem habilitado. Eu instalo o eclipse no Debian baixando direto do site da Sun/Oracle. Nem tem instalador, é só descompactar. Tem que ter o java instalado tambem, eu instalo o da propria Sun.

Vinicius