Auditoria.
Cliente desktop e web (web não vem nativo, precisa de plugins e algumas
configurações).
Gateway de comunicação (você atrela contas de serviços externos, como msn,
icq, gtalk, aim etc às contas dos usuários, e assim audita a comunicação com
elementos externos também).

Tem uma lista brasileira de usuários do openfire que é razoavelmente ativa e
você pode buscar suporte: openfire...@listas.softwarelivre.org. O blog do
Marcelo Terres também traz bastante informações e alguns tutoriais:
http://mundoopensource.blogspot.com/