Bruno,

Sobre o boot do Debian acho que é rápido, não sei como se encontra no Debian
Squeeze. Agora desde que comecei
estudar e trabalhar um pouco com iptables sempre foi "chato" ter que
compilar o kernel para essa funcionalidade(Layer 7).
Como gostei de compilar meu primeiro Kernel rsrsrs.

Achei uma coisa interessante nos repositórios, um patch do kernel para layer
7. Acredito que após instalação é
só partir para a configuração.

att.

--