Breno da Lomba Agnelli, li seu e-mail e concordo com você no tocante a
que você tem toda a liberdade de escolher qualquer distro para usar!
Quanto ao seu e-mail descrevendo a partição do disco, redimensionando
esta ou aquela partição para instalação do Debian, peço desculpas ,
mas você fez uma lambança das grandes, por isso não deu certo! Você
misturou alhos com bugalhos , no meu entender.
Me parece que você tinha uma partição ntfs e usou o primeiro disco do
Debian para particionar o disco com o gparted do ubuntu!
Por fim , não deu certo e você , alem de perder os dados perdeu a
vaca, acho que com corda e tudo! Isso aontece!

Breno, é o seguinte, essas coisas têm que ser tratadas com muita
atenção e observando todos os detalhes e uma sequência rígida, senão
nem mesmo o ubuntu vai dar certo! E olha que o Ubuntu é uma distro
porreta, no dizer de meu amigo cearenço!

Se bem me lembro, é o seguinte:
1- Fazer bkp, é o primeiro mandamento!
2-O melhor é fazer um particionamento com o gparted, usando um live
cd. É mais fácil e mais seguro e mais claro!
3-Num disco só é possível existirem 4 partições primárias, e somente 4!
4-Eu sugiro que seja feita a primeira partição uma ntfs, para o windows.
5-A segunda partição pode ser uma partição estendida( que é primária),
que ocupe o restante do disco!
6-E dentro da partição estendida :A- criar uma partição fat32, que
possibilita que você salve nela arquivos do windows e do linux e ,
cujos arquivos podem ser acessados tanto por um como por outro
sistema!
                                                   B- criar uma
partição ext4, para o "system"
                                                   C-criar uma
partição "swap"   e
                                                   D- criar uma
partição ext4, para o "/home"
7-Sair do gparted e iniciar a instalação do Debian pelo cd.
8-Quando chegar em particionar, escolher a opção "MANUAL", que lhe dá
oportunidade de gravar no disco as opções que você fez no
particionamento.
9- E por diante é tudo conforme as intruções que vão aparece na tela,
não se esquecenco que a partição "system" não deve ter o flag
inicialização ligado!
Esta é a minha colaboração!
Deixo aqui minhas saudações Ubuntianas e Debianas e , claro, CORINTIANAS!
ramao.mart...@gmail.com