O Debian não é tão intuitivo quanto o Ubuntu, tipo, configuração de
hardware. No Ubuntu automaticamente você consegue verificar que os drivers
de hardware são instalados e funcionam normalmente, já no Debian, isto
também acontece, mas não com frequência (acho que devido a equipamentos
novos). O que quero dizer, é que o Debian não vem com algumas coisas que a
maioria dos usuários Desktops precisam, um caso por exemplo, é o pacote
fuse. No Ubuntu vc instala o sistema e já pode montar e fazer midificações
em partições NTFS. No Debian, você precisa baixar o pacote e instala-lo
(estou falando da minha experiência com o Etch, ainda não usei o squeeze),
então, o Debian vai ser um ótimo passo para você se especializar em linux,
com certeza, você vai aprender a resolver problemas na mão, sem precisar de
scripts automáticos para fazer isso, o que vai ser um diferencial na sua
carreira, boa sorte e bem vindo ao Debian, eu não tenho curso nenhum de
linux, tudo que aprendi foi no Debian, não sei muita coisa, mas eu já tive
um reconhecimento diferenciado diante de muitos técnicos, até conhecimento
sobre redes (eu não sabia sobre ARP, e até mesmo eu não sabia que sinais
wireless eram pacotes e que poderíam ser capturados, kkk, eu consegui
hackear um access point aqui perto de casa, mas sou ladrão nao, hehehe,
parei com isso já)

Eu sempre recomendo o Foca, pra mim isso é a bíblia do Linux =D, segue
abaixo link para download:

http://www.guiafoca.org/?page_id=51

=D