Bom dia a todos,

Venho relatar minha experiência a lista... *SIM* é possível colocar /, e
swap dentro de um grupo LVM dentro de um RAID durante a instalação do
Squeeze. Segui as dicas do amigo André Ribas as quais me ajudaram muito.

Estou com uma máquina virtual na seguinte configuração:

4 HDs SCSI:

2 HDs espelhados em RAID durante a instalação para armazenar todo o sistema
operacional Debian Squeeze.

Um grupo LVM chamado Sistema foi criado dentro desse RAID (md0).

Os LVs criados foram:

/
/boot
swap
/home
/usr
/usr/local
/tmp
/opt
/var
/home

2 HDs espelhados em RAID durante a instalação para armazenar dados do
sistema de produção (no meu caso um ERP).

Um grupo LVM chamado Extra foi criado dentro desse RAID (md1).

O LV para teste criado foi:

/testes

Tudo funcionou perfeitamente de acordo com a ajuda do André. Porém tive o
mesmo problema que eu tive no PowerEdge 2800. Quando removi o HD principal
(com o sistema) o sistema não subiu!!! Isso ocorre pq o GRUB é instalado no
primeiro disco durante a instalação nomeado como /dev/sda. De acordo com a
dica do André matei o problema com o seguinte raciocínio...

O inicializador de boot não enxerga o /dev/md0 pois o RAID ainda não
subiu... portanto instalei o GRUB em /dev/sda e TAMBÉM em /dev/sdb com o
comando abaixo:

# grub-install /dev/sdb

Ai SIM tirei o HD principal e o sistema carregou com o HD secundário
configurado no RAID. Para explicar melhor o RAID ficou assim:

md0 -> /dev/sda, /dev/sdb
md1 -> /dev/sdc, /dev/sdd

Obrigado LISTA! Mais uma vez o problema foi resolvido e aprendi muito com
isso !

Abraço

--
Rafael Henrique da Silva Correia