> Hoje pela manhã perguntei sobre as mudanças de não se ter o
> /etc/X11/xorg.conf à moda antiga, como era o costume.
> Ainda tenho mais dúvidas relaivas à segurança do X Window System.
>
> O que gostaria de saber era como melhorar a segurança do X para uso
> local. Para que nenhum engraçadinho consiga interferir no protocolo,
> nem usar o xkb* (teclado via remota, não sei mais o nome) ou use o
> mouse também.

Seu problema maior é roubo de identidade.  Ou a do usuário, ou a do root.
 Nesses dois casos, se ocorrerem ou por distração do usuário, como perda da
senha, ou por exploração de alguma falha de segurança, como estouro de
heap, não tem muito o que fazer.

Se não houver tal problema, não existe forma de pegar o que foi enviado ao
servidor X, a menos que se use xdmcp em aberto, no estilo de conectar com
telnet e mandar um "export DISPLAY" pro IP de origem.  Não fazendo isso, e
usando ssh, já mitiga o problema the man-in-the-middle.

E o daemon precisa rodar como root pelo fato de acessar hardware dedicado,
que é a placa de vídeo.  Quase o mesmo acontece com o ping, que é setuid.
 Mas assim como o ping, logo após o inicio da sessão, o X baixa o nível de
prioridade pro do usuário que o iniciou, pra mitigar escalação de
privilégios.

[]´s
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br