Em 11 de outubro de 2012 10:35, Hélder Pinheiro <pinheiro.helde...@gmail.com
> escreveu:

> Boa tarde a todos,
>
> Tenho a eth0 configurada em /etc/network/interface como dhcp.
> No entanto, tenho um script que  às vezes corro e que me configura um ip
> estático atráves do comando ifconfig.
> Esse script também activa um servidor dhcpv4, outro dhcpv6 e o radvd.
>
> Tudo começa a funcionar bem, mas passado algum tempo, reparo que a porta
> eth0 perdeu o meu ip estático e aparentemente ganhou um ip por dhcp do seu
> próprio dhcpsV4.
> Quero fazer tentar ver onde está o problema, mas não tenho muitos
> [...]

Boa noite, acho que pra começar você poderia verificar se nos seus scripts
não tem nenhum comando dhclient, que força as interfaces de rede a se
configurarem via DHCP.
Outra coisa, como o seu /etc/network/interfaces já está configurado pra
DHCP, caso em algum momento vc executar um ifdown e ifup, ele vai ler esse
arquivo e fazer a interfaces se configurar via DHCP.
Se executar um /etc/init.d/networking restart, vai fazer com que a
interface se configure por DHCP também.

Então, da uma checada se o seus sripts não restartam as interfaces através
desses comandos.

Att,

Responder a