De: Jonathan R. Martins <jonathan.mart...@gmail.com>
Assunto: autofs + nis
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Data: Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011, 19:27

Olá Colegas,

Estou fazendo testes com um servidor nis e quero que os clientes tenham suas
pastas /home e outras pastas montadas remotamente via nfs e automaticamente via
autofs. Já configurei o servidor nis, os clientes autenticam normalmente no
servidor. O problema é quando tento colocar o autofs e tentar montar o /home do
servidor.

Fiz o seguinte para configurar o nis

Configuração do
servidor

Pacotes a serem
instalados: nis, nfs-kernel-server,nfs-common

Instalando os
pacotes:

apt-get install nis
nfs-kernel-server nfs-common

A instalação
perguntará o domínio nis, forneça-o.

Arquivos
importantes: /etc/hosts; /etc/default/nis; /var/yp/*; /usr/lib/yp/*;
/etc/defaultdomain; /etc/nsswitch.conf; /etc/exports

Procedimentos

Editar /etc/hosts e
deixar na na forma apropriada.

Editar
/etc/defaults/nis e procurar as opções NISSERVER e NISCLIENT e
deixar na forma

NISSERVER=master

NISCLIENT=false

Verificar se o domínio
NIS está correto no arquivo /etc/defaultdomain, o arquivo deve
conter somente o nome do domínio: NIS.FIS.ufpi.br

Editar o arquivo
/var/yp/Makefile e procurar a linha NOPUSH e deixar na forma:

NOPUSH=false

No diretório /var/yp
execute o comando make.

Execute
/usr/lib/yp/ypinit -m Espere a mensagem. Não adicione outro
servidor, confira se o nome da máquina está correto e digite
CRTL+D, confirme.

Edite o /etc/exports
e deixe com o conteúdo:

/home
*(rw,sync)

Agora reinicialize
os serviços nis e nfs:

/etc/init.d/nis restart

/etc/init.d/nfs-common restart

/etc/init.d/nfs-kernel-server restart

Ou reinicialize o sistema, o efeito é o mesmo.

Configuração dos clientes

Instale os mesmos
pacotes instalados no servidor

Edite o arquivo
/etc/yp.conf e adcione a linha:

ypserver
10.38.5.102

Verificar se o domínio
NIS está correto no arquivo /etc/defaultdomain, o arquivo deve
conter somente o nome do domínio correto

Editar o arquivo
/etc/passwd e adicionar ao seu final:

+::::::

Editar o arquivo
/etc/group e adicionar ao seu final:

+:::

Editar o arquivo
/etc/shadow e adicionar ao seu final:

+::::::::

Editar o arquivo
/etc/fstab e adicionar a linha

10.38.5.102:/home
/home nfs defaults 0 0

No mesmo arquivo
/etc/fstab, alterar a partição home local para ser montada no
diretório /local. Não fiz mais nada. Compilei com o make, refiz os mapas
/usr/lib/yp/ypinit -m   e mais nada. configurei no servidor e no cliente o
nsswhitch.conf  para    automount=nis. Assim os mapas deveriam ser buscados no
servidor nis.
Com isso imaginei que já era para funcionar. O que está faltando?Obrigado,

--
Jonathan da Rocha Martins

  • autofs + nis Jonathan R. Martins
    • Re: autofs + nis Instruisto Jose