Esta é a minha opinião pessoal, baseada em minhas atividades profissionais :

MySQL é leve, fácil de gerenciar, mas não tem a robustez de um "verdadeiro"
SQL .

Firebird é robusto, tem muitos recursos, tem toda a herança da Borland, mas
infelizmente tem uma base de usuários/desenvolvedores muito pequena, e que
continua diminuindo, eu não o indicaria para projetos novos .

O PostGRE SQL tem toda a robustez que o Firebind tem, e até mais, é
suportado por grandes corporações ( IBM e HP por exemplo ! ) tem todos os
recursos que um SQL deveria ter e uma base instalada/comunidade que está
crescendo em todo o mundo .

E ainda tem a vantagem da portabilidade/segurança/escalabilidade de um
código recente !

A versão 7.0 foi reescrita do zero tendo em mente exatamente estas
características !

As versões posteriores, 8.x e 9.x só melhoram estas características que já
eram muito boas ...

Pto, se vc pretende começar um projeto agora, ele é o cara !

Em tempo, NoSQL e MariaDB podem vir a ser tudo isto, mas no momento são
apenas promessas ...

Fábio Rabelo