2013/4/29 China <china.lis...@gmail.com>

> Ter Swap só porque tem disco é um erro, pois o SO pode mandar usar
> Swap e deixar RAM livre, e isso degrada a performace da aplicação.
> Quanto mais RAM livre, menor o desempenho do conjunto!

Oi China. Em que situações isso acontece? Até onde sei, o sistema nunca vai
mandar nada para swap a não ser que não caiba na RAM, salvo programas
escritos para fazer exatamente com essa finalidade.

O fato é que ter o swap é uma questão de segurança de informação. A medida
que uma aplicação gulosa ou mal programada em uma carga de trabalho começa
a usar swap e o sistema fica lento, você tem a possibilidade tomar alguma
ação, como cancelar a tarefa de maneira correta etc, pq o sistema fica
notavelmente lento. Sem swap, quando a memória estiver lotada, o programa
simplesmente vai parar, potencialmente prejudicando a integridade e
disponibilidades das informações de uma determinada tarefa.

Quando eu dico integridade e disponibilidade, não estou falando nada de
filesystem ou discos, mas simplesmente do conjunto de informações de uma
tarefa qualquer.