Sempre separe seus serviços em servidores dinstintos (fw, proxy, Voip, dns,
dhcp e etc), de preferência físicos, pois isso facilita a manutenção e
ajuda não parar todos os serviços se um falahar ou se o Server hospedeiro
cair. Crie seu projeto de rede (crie vlans, limite a máscara de rede se
necessário, pois isola a rede e diminui o broadcast), e use camadas e
níveis (fw de perímetro, dmz e etc) de segurança, no fw use no mínimo 2
placas físicas, se usar dmz coloque outra, se usar mais de 1 link adicione
uma para cada, pois emular placa perde performance, desative todos os
serviços que não for usar, filtre todas as portars, monitore seus ativos
(zabbix, cacti) criei políticas de ids (snort, suricata). Emfin é um mundo
a se explorar. Estude, se certifique. É importante, minha LPI tem me
ajudado bastante.

Bons estudos ;-)

Responder a