Veja esta página :

http://www.jamesmolloy.co.uk/tutorial_html/
É bem específico para máquinas X86 mas já ajuda a dar uma visão geral como
funciona na prática um sistema operacional, ele vai implementando um S.O.
beeeem simples para exemplificar,

e este :
http://duartes.org/gustavo/blog/post/kernel-boot-process
Explica muito bem como ocorre o boot no caso específico do Linux, os outros
artigos dele também são muito bons, recomendo

Boa sorte

Flávio