Quem controla isso é o Xserver.  Então não importa muito se é xdm, lightdm,
kdm ou qualquer outro dm.

Mas talvez isso mude com o MIR e Wayland.  Não que o Debian vá adotar, mas
é sempre bom ver algo diferente e que possa agregar possibilidades.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro