Além da interface e comandos mais simplificados, e ter sido desenvolvido
como o "sucessor" do apt, o aptitude tem alguns aspectos já inclusos, como
remover dependências ao remover um pacote, ou seja não fica pacotes órfãos.
Com o apt há um parâmetro que faz a mesma coisa, mas tem que usá-lo toda
vez se quiser, o apitude tem essa feature nativa com remove ou purge.
Emfim, ambos são bons, eu sempre uso o aptitude.
O principal conselho é: nunca misture os dois! Se começar a usar o aptitude
ou apt, continue com apenas um dele, pois se instalar um pacote com apt e
quiser remover com aptitude, ele não irá remover os pacotes órfãos, pois o
pacote não foi instalado com o aptitude.
Há outras diferenças, dá uma olhada na documentação oficial.