BTW minhas partições tão dividas assim:

Filesystem                  Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/mapper/my_vg_bkp-root   74G   34G   37G  48% /
udev                        5.9G  8.0K  5.9G   1% /dev
tmpfs                       2.4G  1.1M  2.4G   1% /run
none                        5.0M     0  5.0M   0% /run/lock
none                        5.9G   32M  5.8G   1% /run/shm
/dev/sda1                   942M  136M  741M  16% /boot
/dev/mapper/my_vg_bkp-tmp   9.8G  184M  9.1G   2% /tmp
/dev/mapper/my_vg_bkp-home  296G  232G   50G  83% /home
/dev/mapper/my_vg_bkp-opt   9.8G  3.0G  6.3G  33% /opt
/dev/mapper/my_vg_bkp-var   9.8G  2.6G  6.7G  28% /var

Não tem uma regra específica pra isso, mas eu gosto de manter o /tmp e o
/var separados, além do /home.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br