Eu contrataria uma Empresa para isso. Email marketing é muito mais que um
servidor de emails. Montar um servidor de e-mail é super tranquilo e muito
bem documentado, mas isso é apenas UM elemento, diria eu o menor de todos,
do email marketing.

1) Email marketing tem de estar atrelado a uma estratégia para atingimento
de objetivos: exemplo, empresa quer aumentar o faturamento em seu ramo de
negócio ou entrar em outro ramo;

2) depois de definido o objetivo, vem a estratégia, que é o caminho a ser
percorrido e a forma de caminhar para chegar ao objetivo: continuando o
exemplo, a empresa em questão é de produtos de varejo voltados para donas
de casa. então email marketing não é boa estratégia, neste caso um
comercial com o Gianechini nos intervalos de novela será mais indicado

3) Tá, mas o objetivo é atingir a dona de casa descolada, já incluida
digitalmente: então a empresa lança uma campanha publicitária para conhecer
esta dona de casa e coletar seu e-mail, com propaganda na mídia e um
concurso ou sorteio com um campo no rótulo do produto em que ela remete por
correio com seus dados ou entra no site da Empresa e preenche um formulário
eletrônico, ou até o uso de demonstradores em grandes lojas do ramo de
mercados. Em qualquer caso, deve haver o campo em que a dona de casa afirma
concordar em receber mensagens publicitárias.

4) Recebidas XXX interações e cadastradas no banco de dados, é hora de
fazer o business intelligence: pega-se os resultados da pesquisa/concurso e
serão traçados os perfis do público alvo. Descobriu-se que é possível
enviar email marketing para uma grande quantidade de donas de casa
divulgando um produto da Empresa.

5) A área de marketing/propaganda/comunicação desenvolve a campanha e envia
para a área de divulgação

6) aí a área de divulgação encaminha as peças por email marketing: para
isso deve ser usada uma ferramenta que colete no banco de dados apontado
pela ferramenta de BI os endereços alvo da campanha, tabule em uma lista de
destinatários e componha os cabeçalhos do email contendo o remetente e o
destinatário, pois assim o provedor de destino não filtrará a mensagem por
critérios baseados em SPAM.

7) aí sim entra o servidor de emails: os emails são enviados pelo servidor
de e-mails para os destinatários

8) a partir daí entra o pós contato: tem de verificar qual a aderencia do
público alvo aos e-mails, tratar retornos, etc.

Se o seu contratante já tem isso tudo e só falta o item 7, pode ir fundo e
configurar o Debian com IP fixo, registrar o relay host com FQDN e adotar
as políticas anti spam como SPF e DKIM.

Se seu contratante tem só a parte de 1 a 3 e a 6, contrate uma empresa
especializada no ramo. Hoje as empresas de email marketing fazem as partes
4, 7 e 8 usando ferramentas poderosas desenvolvidas por gigantes como IBM,
Plansis, etc. Algumas até fazem isso tudo que listei mediante um contrato
de consultoria e serviços.

Se seu objetivo é usar esta demanda como desafio, o risco de você se
queimar é grande. Não porque você não seja capaz de configurar um servidor
de mensageria, mas porque, aparentemente, seu contratante não faz a menor
ideia do que ele está te pedindo, e como você não vai entregar o que ele
espera, vai falar mal de você...

Um vídeo interessante que serve para muitas ocasiões, sobre o entendimento
da demanda dos clientes (item 2 da minha listinha acima):

http://www.youtube.com/watch?v=kGro8N3BLbk

--
@chinabhz

Responder a