onde trabalho tem 5000 usuários no squid. Mas são 7 máquinas. dá um total
de 180M de memória entre as máquinas.

a gente teve muito problema de lentidão que resolveu quando aumentamos o
tamanho máximo de objeto no cache em memória. é o terceiro parâmetro abaixo.

cache_mem 8000 MB
maximum_object_size 100 MB
maximum_object_size_in_memory 1 MB

antes disso a gente tentou tunar o sistema de arquivos:

# mount
/dev/sdc5 on /var/cache/squid type ext4
(rw,relatime,user_xattr,acl,barrier=1,data=ordered)

mas não deu muito resultado. o que realmente foi bom foi mandar muita coisa
para o cache de memória.