Manoel,

Antes precisamos esclarecer, que o problema com o /internetbankink/ pode não ter nada a ver com a instalação do java em si, e sim com o suporte do banco. O meu java está instalado corretamente, devidamente reconhecido pelo site da Oracle, entretanto, o Santander não dá mais suporte ao Linux. Assim, precisei ligar para o suporte do banco e solicitar certos procedimentos administrativos, para que funcionasse ... que fique isto claro.

Então, a forma como instalo o java aqui é bem rudimentar:

a) primeiro, se tiver isto instalado, desinstale:

sudo apt-get remove openjdk* icedtea* java-package

b) baixe o java do site da oracle para a pasta de Download (isto você sabe, não preciso explicar)

Agora a instalação (leia tudo antes de fazer)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. se a pasta jvm em /usr/lib não existir, neste caso,o sistema colocará a pasta do java em /usr, portanto o link não funcionará .. basta cria-la (sudo mkdir /usr/lib/jvm), e retomar os passos.

2. nos comandos de exemplo [ XX ] é o número da versão do java que baixou, substitua.

JAVA ORACLE

por Luiz L. Marins

Atenção - esta dica é para .deb 32 bits ... se baixou 64 bits, troque na linha de comando abaixo:

Tenha certeza de não haver nenhum outro pacote TAR.GZ na pasta.

Feche os navegadores.

Abra um terminal e execute os comandos:

  cd Downloads
  sudo chmod +x *.tar.gz
  tar axvf *.tar.gz
  sudo mv jre1.7.0_XX /usr/lib/jvm

  Pronto, é só criar o link:

  Firefox

sudo ln -s /usr/lib/jvm/jre1.7.0_XX/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins

Faça o teste no site da Oracle para ver se o Java é reconhecido. Pode ser preciso habilitar no navegador.

Relembrando ... se o site da Oracle reconhecer a instalação do Java, mas o banco não abrir, ligue para o suporte do banco, e solicite um "procedimento especial" para o seu caso.