Pensei numa coisa que pode estar acontecendo com ele.

Se o gerenciador de pacotes estiver em segundo plano, executando uma
instalação de atualizações
ele cria um lock para acesso ao apt e dpkg.

Tem que conferir se não tem nenhuma atualização automática sendo executada.

Quando usava o Gnome deixava atualizações de segurança ativas por padrão e
algumas vezes me
deparava com o problema de não poder instalar pacotes enquanto a
atualização não estivesse
terminada.

Abç

Leandro Henrique Stein
Analista de Informática
Claro: (41) 9935-9960
Skype: leandro.h.stein
Twitter: @leandrohstein

"Desculpar-se é um sinal de fraqueza. Exceto entre amigos" - Leroy Jethro
Gibbs