Também utilizei o gnome por muitos anos, no começo eu gostava muito do kde,
até ficar pesado demais e cheio de firulas.
Acredito que a mudança para o xfce seja uma ótima alternativa, convenhamos
que o gnome já foi muito bom, só que as últimas atualizações o deixaram
feio, pesado e estranho (essa é minha opnião), uma outra coisa que me
incomoda muito são as dependências do gnome, acho um saco toda vez que
tentamos remover algum pacote e o gnome pede a desisnstalação completa.
Bom, a vantagem é que cada um instala o que gosta, é a liberdade :)
Abraços