Caros,

Estou me deparando com uma questão que está me atormentando.
Tanto no trabalho quanto em casa, eu possuo um Debian Jessie com
configurações idênticas.

O problema é o seguinte:
Sempre que eu espetava um pendrive, ele era reconhecido e montado
automaticamente, porém acessível apenas ao root.

Depois de pesquisar rapidamente, percebi que o meu arquivo /etc/fstab tinha
a seguinte disposição quanto à dispositivos removíveis:

daniel@debian:~$ cat /etc/fstab
/dev/sdb1       /media/usb0     auto    rw,user,noauto  0       0

De acordo com a pesquisa que fiz, remover ou comentar esta linha,
resolveria o problema.

Com esta solução, deduzi que, ao espetar o pendrive, o sistema o reconhecia
como /dev/sdb1, e já montava ele em /media/usb0, logicamente como root,
afinal, é como são montados, teoricamente, todos os dispositivos listados
em /etc/fstab.

Após comentar a referida linha do arquivo /etc/fstab, espetei novamente o
pendrive, e ele foi reconhecido, e montado automaticamente, porém desta vez
montado em /media/daniel/7feabfb5-06d8-4e81-acf7-4bba82d02f8a

onde este valor extenso corresponde ao UUID do pendrive.

Desta vez, deduzi que quem gerenciou a montagem do pendrive foi o meu
ambiente gráfico (XFCE).

Entretanto, mesmo dessa forma, o pendrive é montado em leitura-escrita para
o root, e somente leitura para os demais usuários.

Eu gostaria de entender melhor essa situação, e a resolver, no sentido de
poder espetar um determinado pendrive, e poder ter permissão de
leitura-escrita nele a partir do meu usuário comum, independente de qual
seja o pendrive.

Outras informações:

O pendrive em questão é um Emtec de 32GB, formatado em ext4

O ambiente gráfico - XFCE - já está devidamente configurado para montar
automaticamente dispositivos removíveis.

Realizei extensa pesquisa em buscadores, e diversos fóruns, mas os tópicos
que encontrei a respeito do assunto são muito vagos e muitas vezes seus
autores mal sabem como tratar de permissionamento básico de arquivos e
diretórios, o que me leva a crer que nem sempre possuem a solução mais
correta para este problema.

Conto com o apoio dos caros colegas!
Toda resposta, ajuda, dica, HOWTO, RTFM serão bem vindos!
Abraços