Marcos, talvez o material que você esteja seguindo seja relacionado ao
gnome 2. Nele é dito qual distribuição e versão gnu/linux está sendo
utilizada?

Seguindo a dica do Flávio, executei o nemo e pude perceber que ele tem a
barra de menus (embora eu não me lembre se ela é igual à do gnome 2 no
debian) e ao pressionar F3 a tela é dividida conforme você disse.

Para poder instalar o ambiente do Cinnamon (e também o nemo), execute o
programa tasksel como root e marque lá o Cinnamon. Após isso reinicie o
computador e, na tela de login, clique no ícone de uma engrenagem, logo
ao lado do botão "Entrar", e selecione Cinnamon. Este processo precisa
ser feito apenas uma vez.

Caso seu material seja realmente para gnome 2, é mais interessante você
utilizar esse ambiente.

Att,

Tobias

GPG key ID: FBE8768C