não sei se esta disponível ou não consegui achar nas notas de lançamento do
debian 8 sobre multimedia será que posso seguir a mesma  notas de
lançamento do debian 7

2.2.5. Multimídia

O Debian wheezy vem com melhor suporte à multimídia: o ffmpeg foi
substituído pelo fork libav (libav-tools), que é considerado por apresentar
um processo de lançamento mais conservador e assim se encaixa melhor com as
necessidades do Debian. Ele fornece todas as bibliotecas e prepara um
caminho de atualização para os pacotes de aplicativos já existentes. As
bibliotecas libav com todos os recursos e frontends incluem, por exemplo,
*mplayer*, *mencoder*, *vlc* e *transcode*. É fornecido suporte de codec
adicional, por exemplo, através do *lame* para codificação de áudio MP3,
*xvidcore* para codificação de vídeo MPEG-4 ASP, *x264* para codificação de
vídeo H.264/MPEG-4 AVC, *vo-aacenc* para codificação de áudio AAC e
*opencore-amr* e *vo-amrwbenc*para codificação e decodificação de banda
estreita multitaxa adaptativa e banda larga, respectivamente. Para a
maioria dos casos de utilização, a instalação de pacotes a partir de
repositórios de terceiros não deve ser mais necessária. Os tempos de
multimídia aleijada no Debian finalmente acabaram!

Obrigado