Keppler, bom dia

Aí vai a receita de bolo:

- Instale o bind9
- Altere o arquivo /etc/bind/named.conf.options para:
acl authorized-clients {
       192.168.200.0/24;
       localhost;
       localnets;
};

options {
       directory "/var/cache/bind";

       forwarders {
               8.8.8.8;
       };

       recursion yes;
       allow-query { authorized-clients; };
       forward only;

       dnssec-validation yes;
       dnssec-enable yes;
       auth-nxdomain no;    # conform to RFC1035
       listen-on-v6 { any; }; };

- service bind9 restart

E pode apontar as estações para o IP do servidor

Em 6 de agosto de 2015 23:44, Dennis Gonçalves <camaradaden...@gmail.com>
escreveu:

> [...]
>
> Minha experiência é só com redes domésticas, mas até onde sei não adianta
> apontar os pedidos de dns para o servidor local se este não estiver
> configurado para processá-los. Isso pode ser feito, como o Marcos falou,
> com regras de forward do iptables ou com um serviço de resolução local
> rodando no servidor.
>
> A segunda opção costuma ser implementada com dnsmasq, que é também um
> servidor DHCP (mas pode ser configurado só a parte de DNS). Pelo que
> relatou não penso que tenha necessidade de usar o bind, que é muito maior.

>>> tasksel (equivalente a essa opção da instalação) do servidor DNS (

--
Flávio Menezes dos Reis
Procuradoria-Geral do Estado do RS

Responder a