Se a divergência de tempo for muito grande, o ntp simplesmente desiste de
atualizar.  Ele corrige algo como 1s a cada hora.

Se a bateria estiver descarregada e o sistema voltar com o horário muito
atrasado, o melhor é parar o ntpd (ou sntpd), forçar a sincronização com
ntpdate -b servidor, e só então deixar o ntpd rodando.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro