Olá Célio,
O que você quer fazer depende do seu nível de conhecimento. Se você for um noob
que nem eu, que compreende como funciona o sistema (mas nem tanto, ainda), não
precisa tentar algo tão radical assim.

Se puder, instale o seu sistema Debian em um pendrive ou outro HD ou em uma
Máquina Virtual (VMware ou VirtualBox) e faça quantos testes quiser. Não dando
certo, não terá a dor de cabeça de perder o seu sistema estável utilizado como
desktop com seus arquivos pessoais. Faça experimentos somente com sistemas que
não seria um problema perdê-los.
Att.

    Em Terça-feira, 6 de Setembro de 2016 1:34, Lucas Castro