Acho que a melhor forma de evitar é primeiramente a educação. Existe uma
cartilha de segurança do nic.br voltada para usuários, explica de forma bem
didática como identificar as ameaças. O resto é antimalware, antivirus,
antiransomware e backup caso nenhuma das anteriores funcione.

Leandro L. Pereira

Em 9 de maio de 2017 08:49, Renan Arantes <renanarantes...@gmail.com>
escreveu:

> quais as formas de evitar a contaminação que os amigos estão utilizando?
> vi recomendações do kaspersky antivirus junto com anti cryptor da kaspersky
>
> Em 09-05-2017 07:44, Leandro Pereira escreveu:
>
> Dependendo do caso é possível recuperar. Tem que saber o tipo exato de
> ransomware que te infectou e pesquisar se existe um decryptor, pois já
> existem vários.
>

> Leandro L. Pereira

>>> planilha.xls(!! to get password email id 11111111111 to

Responder a